top of page

O que é a Sensopercepção?

Atualizado: 11 de mar.

A Experiência Somática (Somatic Experiencing – SE), técnica criada pelo norte-americano Peter Levine para lidar com traumas,  trabalha predominantemente com  a sensopercepção (felt sense em inglês), acessando padrões de sensações físicas, de afetividade, de imaginação e de movimentos. Mas o que é a sensopercepção?

Segundo MacLean, nosso cérebro é trino onde temos três estratos interligados: o neocortex (funções cognitivas), o cérebro límbico (as emoções) e o cérebro reptiliano (sensações). A técnica da Experiência Somática trabalha a nível do cérebro reptiliano onde a sensopercepção do nosso corpo pode ser percebida de forma vivencial.


Ou seja, ela trabalha com o que está acontecendo no aqui e agora, facilitando a percepção do paciente de suas próprias sensações, integrando-as  com a imaginação, com os afetos e com os movimentos, propiciando que a experiência sentida seja mais rica e que, com ajuda do terapeuta, atinja a resolução de traumas passados.

Os traumas acontecem quando não conseguimos lidar com uma situação ou um evento que aconteceu e ficamos presos com um alto nível de ativação neural. Esta carga ficou armazenada em nosso corpo desde o evento traumático e não conseguimos descarregá-la de uma forma plena.

Através da relação terapeuta-cliente, esses traumas são acessados e podem ser resolvidos através de descargas suaves do sistema nervoso, atingindo uma autorregulação e melhorando a qualidade de nossas vidas.


Psicólogo Marcelo Celeste – CRP 05/48574 Consultório em Botafogo/RJ Atendimento individual, casal e família E-mail: marceloceleste@hotmail.com Tel: 21 97158.4246 (WhatsApp)


 
 
 

Comentários


bottom of page